Tratamento

DISFUNÇÕES DA ATM
Articulação Têmporo-mandibular

Uma articulação situada a frente do ouvido de ambos os lados, que você percebe seu movimento ao tocar com seus dedos indicadores fazendo qualquer movimento com sua boca na abertura ou simule uma mastigação e sinta, ela está localizada um pouco a frente do seu ouvido.

Ela é responsável pelos movimentos bucais, desde pequenos até abertura total, passando por movimentos de lateralidade quando numa mastigação por exemplo.


Encontra-se dentro de uma cápsula, possuindo diversas estruturas internas:A depressão ou concavidade ou loja onde ela trabalha denomina-se de fossa mandibular (fm) a frente do conduto auditivo (ca) ou ouvido.

O osso que trabalha dentro dessa fossa chama-se Côndilo (co), parte mais alta da mandíbula (mn) que irá se movimentar para frente e para baixo ou para frente, baixo e dentro.


Para que essa estrutura óssea não se atrite com o osso da fossa, existe uma estrutura fibro-cartilaginosa denominada de disco articular (da) que se interpõe a essas estruturas para facilitar movimentos suaves .


Existem também estruturas denominadas de ligamentos (lg), essas estruturas são limitadoras de movimentos cuja função evita p.ex. movimentos extensos da mandíbula.

Todas essas estruturas internas dentro da cápsula articular (ca) são imersas em um líquido que as lubrificam denominado líquido sinovial. (ls)

A todo movimento de abertura bucal, essas estruturas estão simultaneamente em concordância e em alguns movimentos, uma articulação trabalha mais que outra, daí a complexidade dessa articulação. 

Desde a fase intra-uterina essa articulação tem seu início até a fase adulta quando todo o complexo está formado.

Todo esse complexo de estruturas é emoldurado por músculos que atuam diretamente na movimentação da mandibula e consequentemente de formas de aberturas bucais ; pex. para bocejar, para cortar alimentos, para mastigar alimentos, para engulir (deglutir), etc. Esses músculos devem atuar normalmente sem qualquer atividade mais forçada caso contrário desposicionam as estruturas na qual estão ligados.
Existem músculos que atuam na articulação de forma indireta pois ajudam a posicionar melhor a cabeça para que todo esse conjunto “funcione” corretamente, são os chamados músculos cérvico-craneo-faciais ou também chamados de músculos posturais.

Existem músculos que atuam na articulação de forma indireta pois ajudam a posicionar melhor a cabeça para que todo esse conjunto “funcione” corretamente, são os chamados músculos cérvico-craneo-faciais ou também chamados de músculos posturais.

Eles são importantes, pois uma vez em hiperatividade desposicionam a cabeça e conseqüentemente a ATM e podem desenvolver sintomas. Veja em DTM.

Quanto aos músculos chamados elevadores uma atenção especial aos músculos temporal e masseter, pois são eles, os de maior sintomatologia (dor) quando em hiperatividade. Esse assunto é melhor abordado em DTM”.

Apesar desse link ser apenas um dispositivo de orientação a comunidade ligada a internet, não serve como fonte para trabalhos; nessas explicações que se seguem, tanto imagens quanto as explanações científicas foram extraídas dos livros abaixo, da qual agradeço a valiosa elaboração:DTM- diagnóstico funcional e princípios terapêuticos – Alex Bauman & Ulrich Lotzmann

Fundamentos de Oclusão e DTM- Okeson,J
Anatomical Atlas of TMJ Nakazawa,K.-
Oclusão Clínica –Atlas Santos Jr, José
TMJ teacher –SmileSistem Inc.
Disfunções da ATM e dos músculos da mastigação- Zarb – Carlssonn – Sessle – Mohl

Obs.: todas as informações acima são de caráter informativo e se você apresenta qualquer um desses sintomas procure imediatamente um cirurgião-dentista especialista em DTM e Dores Orofaciais na sua cidade ou região.

TRATAMENTOS

DISFUNÇÕES DA ATM

DISFUNÇÕES DA ATM

Óbvio que falar sobre tratamentos aqui, seria um contra-censo dada a infinidade de procedimentos que podem ser realizados, mas resumidamente ...
Saiba Mais
RONCO E APNEIA

RONCO E APNEIA

Sempre ouvimos falar (ou mesmo convivemos) em situações em que este distúrbio do sono não só incomoda, mas também constrange
Saiba Mais
OCLUSÃO

OCLUSÃO

Oclusão Dental é um termo utilizado na odontologia e significa basicamente o encaixe de nossos dentes. Sabemos hoje que toda nossa mastigação é guiada...
Saiba Mais
REABILITAÇÃO ORAL

REABILITAÇÃO ORAL

Reabilitação sobre Implantes em paciente Desdentada Superior e Parcialmente Inferior
Saiba Mais
ESTÉTICA

ESTÉTICA

Solum aliquid appareat inn masques, alterat impetus nec ut, errorsque peloq mantem astk qualisque at vis. Mei nisl oratio, visoq un scribe nturdob
Saiba Mais
IMPLANTES

IMPLANTES

Reabilitação sobre Implantes em paciente Desdentada Superior e Parcialmente Inferior .
Saiba Mais
Tag3 - Desenvolvimento Digital