Tratamento

OCLUSÃO
.

Palavra já conhecida por muito pacientes, refere-se ao relacionamento dos dentes superiores com os dentes inferiores. Na realidade, todos os grupos de dentes na boca possuem uma função específica. E quando se fala em Oclusão estamos nos preocupando muito, não só com o relacionamento dos dentes entre si, mas com a função destes grupos de dentes no cotidiano onde eles são mais exigidos: no ciclo mastigatório.

Há algum tempo atrás a Ortodontia (especialidade que movimenta dentes com aparelhos) preocupava-se única e tão somente com a condição cosmética (estética) do alinhamento dos dentes corrigindo dentes “encavalados”, ou seja, apinhados, deixando-os esteticamente bonitos de se ver, porém, sem encaixe nenhum .. Ainda muito se observa este detalhe faltando na finalização destes tratamentos ortodônticos, o descuido com a função dos mesmos, daí a possibilidade como uma bomba de efeito retardado trazer conseqüências nas estruturas dos dentes, seja fazendo com que o periodonto (gengiva e osso) percam suporte e aconteça uma perda óssea com retrações na gengiva, deixando o colo exposto e muito sensível. Quando não, acabam tendo trincas no esmalte na região também de colo, ficando ali um degrau como se fosse uma cavidade e muitas das vezes sensíveis a frio e quente. Muito se observa comercialmente, propagandas em televisões de pastas de dentes para acabar com a sensibilidade, o detalhe é: não adianta apenas tratar o efeito e não cuidar da causa que levou a tudo isto. Comentários do tipo: “você está escovando de forma errada seus dentes…” , ou situações do tipo: “…sua restauração está alta mas amanhã você se acostuma…”; já não cabem como único causador de retrações quando o paciente cuida de seus dentes e não tem doença na gengiva, ainda mais quando sempre procuram o seu dentista regularmente para fazer suas profilaxias (limpeza profissional dos dentes).

Na realidade existe um ajuste possível para cada situação, podendo inclusive estes mesmos dentes estarem cruzados, porém bem ajustados.

É importante ressaltar que simples restaurações até grandes reabilitações com próteses mal ajustadas, podem trazer conseqüências importantes que inclusive levam a perda dos dentes em questão, finalizando numa grave mobilidade dental. Isto tudo, causado pelas interferências oclusais ou na oclusão ou na sua mordida (mastigação).

Muito se atribui o fato de se acusar uma Oclusão desajustada como causa de uma Desordem da ATM (Articulação Têmporo-mandibular), o fato é que encontramos muitas vezes, pacientes com excelentes oclusões e com grandes Disfunções da ATM (DTM) e outros com uma péssima Oclusão e sem qualquer sintoma de DTM. Mas, o mais importante acima de tudo que se a ATM tiver nos dentes uma boa Oclusão, esta articulação sempre responderá positivamente. Então cabe aos cirurgiões dentistas que realizam restaurações, ortodontias, periodontias ou grandes reabilitações protéticas o conhecimento refinado de um bom ajuste desta Oclusão.

Existem várias formas de se ajustarem os dentes entre si, seja movimentando-os ortodonticamente para melhor se encaixarem (por isso que neste procedimento é mais que necessário deixar a Oclusão perfeita); seja fazendo pequenos desgastes com brocas diamantadas de polimentos para remover interferências (restaurações ou no esmalte) na mordida, seja também complementando o que está faltando para se encaixarem melhor. Para isto se faz necessário que se simule o caso clinico num aparelho chamado Articulador Semi-Ajustável e nele se avalie corretamente a Oclusão inclusive podendo também simular um ajuste correto para depois transferir de forma segura para os dentes do paciente um encaixe perfeito. Veja um dos encaixes corretos e incorretos na foto abaixo.

OCLUSÃO DENTAL NOS DENTES POSTERIORES
Enfim, existem regras para se construir uma boa Oclusão, que é uma grande aliada quando se conhece, mas pode causar problemas irreversíveis quando não se domina.


TRATAMENTOS

DISFUNÇÕES DA ATM

DISFUNÇÕES DA ATM

Óbvio que falar sobre tratamentos aqui, seria um contra-censo dada a infinidade de procedimentos que podem ser realizados, mas resumidamente ...
Saiba Mais
RONCO E APNEIA

RONCO E APNEIA

Sempre ouvimos falar (ou mesmo convivemos) em situações em que este distúrbio do sono não só incomoda, mas também constrange
Saiba Mais
OCLUSÃO

OCLUSÃO

Oclusão Dental é um termo utilizado na odontologia e significa basicamente o encaixe de nossos dentes. Sabemos hoje que toda nossa mastigação é guiada...
Saiba Mais
REABILITAÇÃO ORAL

REABILITAÇÃO ORAL

Reabilitação sobre Implantes em paciente Desdentada Superior e Parcialmente Inferior
Saiba Mais
ESTÉTICA

ESTÉTICA

Solum aliquid appareat inn masques, alterat impetus nec ut, errorsque peloq mantem astk qualisque at vis. Mei nisl oratio, visoq un scribe nturdob
Saiba Mais
IMPLANTES

IMPLANTES

Reabilitação sobre Implantes em paciente Desdentada Superior e Parcialmente Inferior .
Saiba Mais
Tag3 - Desenvolvimento Digital